Analisando uma fotografia de 1924

Marcelo Oliveira Nascimento

A fotografia em questão data, pelo menos sua publicação, de 1924. Foi levada a público pela antiga revista Ilustração Brasileira. No curioso registro percebemos alguns elementos de grande identificação com o passado de Pesqueira. Em primeiro plano vemos o antigo bonde de burros, que ligava a Fábrica Peixe à estação ferroviária. Vemos com facilidade os 3 animais à frente do veículo e os trilhos por onde ele corria. Percebe-se também que eles adentravam a unidade fabril.

Em segundo plano vemos a casa de residência de dona Yayá, Maria Brito, àquela altura viúva de Carlos de Brito, que com ela formava o casal fundador do empreendimento. A construção do chalé vem, provavelmente, de 1897, ano no qual ele se mudaram para ele. Ao lado do casarão vê-se a fábrica, que funcionava como anexo. Lá no fundo identifica-se alguns chalés, também pertencentes à Peixe. Em dois deles, àquela altura, funcionava o Colégio Santa Doroteia, que se mudaria para o prédio atual em 1927.

Outras curiosidades interessantes sobre o registro: à esquerda vemos um dos antigos postes de iluminação que era alimentado pela Usina municipal de energia elétrica, inaugurada no Natal de 1913 e que funcionava no prédio onde hoje se encontra a Escola Estadual Cacilda Almeida. Em último plano, à esquerda, vemos a igreja do Convento dos Franciscanos, construída em 1908.

Foto: autor desconhecido, s/d. Ilustração Brasileira, 1924.

FONTES:

Guia da história de Pesqueira, inédito.

Ararobá, lendária e eterna, 1980.