Alagoinha – Nossa Terra, Nossa História

Marcelo O. do Nascimento
A cidade de Alagoinha acaba de ganhar uma obra que muito engrandece a historiografia da região. Trata-se do livro Alagoinha: nossa terra, nossa história, do odontólogo escritor Erasmo Lumba de Oliveira com coautoria da pedagoga Lúcia de Fátima Inojosa. 
Fruto de décadas de pesquisa, o trabalho apresenta vários segmentos da história alagoinhense, das primeiras construções, passando pelas manifestações populares e pelas personalidades que marcaram seu dia-a-dia de outros tempos. Ele é estruturado em capítulos que abordam a geografia, a agropecuária, a religião, os povoados, dentre vários outros assuntos.

O que impressiona no livro, além de sua abrangência, é a riqueza de detalhes, como, por exemplo, no trecho em que os autores falam da história da antiga capelinha de Alagoinhas e da construção da atual matriz. A importância que se dá às minimidades é espantosa, o que poderia parecer insignificante não passou despercebido pela rica pesquisa, o que deu um colorido muito particular ao texto. 
É uma leitura empolgante e que vale muito a pena. Quem ganha com o livro é o povo de Alagoinha e região, que pode melhor conhecer e, assim, divulgar a sua história de forma embasada. Ganha também o pesquisador, que certamente conta agora com uma excelente obra de referência, um importante documento sobre o passado da bela e aconchegante “terra das pedras e das lajes”.



Este artigo pertence ao Pesqueira Histórica.

3 comentários em “Alagoinha – Nossa Terra, Nossa História”

  1. É uma notícia alvissareira saber que Alagoinha tem um historiador para sedimentar a história dessa cidade tão acolhedora e tão singular.Tive a ventura de ter trabalhado de forma esporádica em Alagoinha e visto a singeleza e a hospitalidade de seu povo.Uma figura que marcou de forma indelével minha lembrança é a figura de Zé Castor, poeta , bonvivant e caçador.parabéns pelo livro e que outros relatos venham para ilustrar a memória dessa cidade!

    Responder
  2. Olá Marcelo do Nascimento,
    faço parte de uma equipe de pesquisadores num projeto sobre o patrimônio cultural e ambiental de Alagoinha. Estamos reunindo documentos e fotos de Alagoinha. Essa foto da capa do livro de Erasmo Lumba me interessa muito. Podes ajudar?
    Um abraço.

    Responder

Deixe um comentário